Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Tributo a’Os Mutantes feito por artistas hispânicos chega ao streaming dez anos depois

música
Projeto reúne artistas como Aterciopelados e Café Tacvba (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O disco “El Justiciero, Cha, Cha, Cha” chegou às lojas dez anos atrás com 18 faixas que faziam um tributo a’Os Mutantes. Você talvez não o conheça, mas sabe com certeza que o clássico grupo brasileiro agradou até mesmo o ícone grunge Kurt Cobain. A mistura de ritmos e experimentos feita por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, de fato, influenciou gerações.

Por isso mesmo, qualquer obra que se desenvolva em cima disso merece atenção. No caso do projeto feito pelos hermanos ao longo de três intensos anos de trabalho, foram reunidos alguns dos maiores nomes do rock em espanhol a fim de fazer releituras de faixas clássicas do trio. Aterciopelados, Café Tacvba, Fito Páez e Pedro Dacal são alguns dos ícones de 6 países diferentes que toparam a empreitada.

Neste fim de semana, para a alegria dos fãs e surpresa daqueles que ainda não sabiam de sua existência, o tributo iberoamericano chegou ao streaming pela primeira vez. Concebido e produzido por uma equipe de músicos, jornalistas e curadores formada por Arthur de Faria, Humphrey Inzillo, Manuel Onís e Sandro Bello, traz versões artesanais de clássicos como “O Relógio”, “Desculpe Baby” e “A Minha Menina”.

O resultado você ouve abaixo, no seu streaming favorito.

Spotify | Apple Music | Deezer

O grupo

Embora tenha anunciado o fim de suas atividades em conjunto nos anos 1970, a formação original d’Os Mutantes é considerada um marco no rock brasileiro e recebeu notoriedade internacional tanto durante o período em que esteve em atividade como décadas depois, nos anos 1990 mais precisamente, ao ser redescoberta por gente importante na cena indie global.

Entre os “embaixadores” de seu legado estão o músico Beck, que dedicou o álbum “Mutations” ao grupo, e David Byrne que, para além de seus trabalhos com Tom Zé e Caetano Veloso, é um profundo pesquisador da música popular brasileira. Thom Yorke, líder do Radiohead, também definiu a fusão de sons dos Mutas como “inspiradora”.

voltando pra home