“Hoje de manhã quando acordei olhei a vida e me espantei“, cantou Elis Regina em 1972. Poderia ser hoje também, por que não? A letra de “20 Anos Blues”, clássico que abre o disco “Elis”, faz uma reflexão sobre uma juventude que se depara com a chegada abrupta dos 20 anos – um balde de água fria em que se derramam responsabilidades, temores e indecisões.
No instante seguinte, ela sonha com uma casa no campo. Uma vida simples, cheia de amigos, discos e livros. É apenas o início de um afago musical. Reza a lenda que quando o LP chegou às suas mãos, semanas antes da estreia, houve uma audição com o produtor Roberto Menescal. Ouviram juntos o repertório dos dois lados ao passo que, quando a agulha deslizou no vazio, Elis ficou em silêncio por alguns segundos. Por fim, disse: “Cara, eu sou foda escolhendo repertório”.
Cinco décadas depois e remasterizado, “Elis 72”, ou “o disco da cadeira”, como ficou popularmente conhecido, ganha uma edição comemorativa. Em nova tiragem feita em vinil, CD e formato digital, a antiga Philips, hoje Universal Music, promove um passeio sonoro cheio de sutilezas, impregnado com a alma valente da pimentinha. É o resgate a uma das reuniões de clássicos mais deslumbrantes da MPB.
São doze faixas apaixonadas, que mexem com a memória afetiva e se revelam, emocionalmente, despudoradas ao destacar a ternura e a visceralidade que fizeram daquela jovem gaúcha a maior cantora que o Brasil já viu. “Elis 72” também é história: eis aqui as primeiras gravações ao lado do ‘Quarteto Fantástico’, formado por Cesar Camargo Mariano (piano), Luisão Maia (baixo) Hélio Delmiro (guitarra) e Paulo Braga (bateria).
Sob a direção artística de João Marcelo Bôscoli, filho da cantora, e engenharia de som de Luiz Paulo Serafim, é hora de ouvir mais uma vez o que Elis tem a dizer.
Ouça no streaming.
She's so, she's so shady! Jennie embalou esta sexta-feira (31) com seu novíssimo single em…
Os herdeiros do cartunista Hergé, responsável por criar o personagem Tintim, não querem que o…
Chegou às plataformas de streaming nesta sexta-feira (30) o novo single da cantora Julia Mestre.…
Grandão! “Ainda Estou Aqui” ultrapassou a marca de 4 milhões de espectadores nos cinemas do…
Ludmilla está em Los Angeles, imersa no processo de criação de novas músicas ao lado…
Se você viveu os anos 2000, certamente se lembra dos versos: “Dança da motinha/ Dança…
Leave a Comment