Gayming Awards 2021: o que esperar da primeira premiação queer voltada para o universo dos videogames

Todos os anos são feitas premiações para eleger as melhores obras da cultura pop e do entretenimento, nos mais variados seguimentos. A gente adora comentar, especular e falar sobre cada um desses eventos, sejam eles o Oscar, o Grammy, o Emmy, o Golden Globes, ou mesmo premiações nacionais como o MTV Miaw e o Prêmio Multishow.

Isso acontece com o intuito de reconhecer o trabalho de quem ralou muito ao longo dos últimos doze meses. Nos últimos tempos tem crescido a consciência dos organizadores dessas honraras no sentido de destacar questões ligadas à diversidade e à inclusão – o que torna 2021, um ano tão promissor, a oportunidade perfeita pra estreia da primeira premiação exclusivamente LGBTQ+ do universo gamer.

Estamos falando do Gayming Awards, que rola no próximo dia 24 de fevereiro.

Com a responsabilidade de ser a primeira celebração voltada para o público queer, o evento é organizado pela revista britânica Gayming Magazine, periódico pioneiro em unir questões de representatividade ao universo eletrônico. Com apresentação da comediante Suzi Ruffel, três categorias da noite recebem voto do público: Melhor Jogo Indie LGBTQ+, Melhor Streamer LGBTQ+ e Prêmio de Diversidade da Indústria. O restante fica a cargo de 20 de jurados especializados, pertencentes ou simpatizantes da sigla.

Bora conhecer todas as categorias?

Jogo do Ano

Este é o principal prêmio da noite e celebra o melhor game de 2020, segundo a votação do júri.

Prêmio Representação Autêntica

Este troféu, por sua vez, reconhece o melhor exemplo de representação da experiência LGBTQ+ em um game.

Melhor Personagem LGBTQ

Quando se fala em representatividade queer, a inclusão de personagens membros da comunidade em jogos de videogame é um ponto necessário. A categoria reconhece o melhor personagem da sigla.

Melhor Narrativa LGBTQ

Além de cuidar da inserção de personagens LGBTQ+ nos jogos, é preciso oferecer-lhes uma boa história. A categoria de Melhor Narrativa é destinada para as histórias mais louváveis, que contemplem pessoas deste universo.

Melhor Jogo Indie LGBTQ (voto popular)

Jogos indies sempre foram porta para experimentações e inovações. Oportunidade para contar histórias mais delicadas, que nem sempre são bem-vindas em grandes estúdios, sabe? O prêmio de Melhor Jogo Indie é destinado para produções realizadas por desenvolvedores independentes ou pequenos grupos que não pertençam a grandes empresas e que contem histórias ou apresentem elementos LGBTQ+.

Streamer LGBTQ do ano (voto popular)

Como um dos principais pilares da indústria dos games hoje em dia, os streamers tem se tornado cada vez mais importantes e populares. A premiação é dedicada a essas pessoas que reúnem e representam a comunidade no mundo gamer.

Prêmio Diversidade da Indústria

Este prêmio celebra uma organização que fez um trabalho significativo na divulgação, desenvolvimento e promoção da diversidade interpessoal. Não basta apenas ter membros que representem a sigla. É preciso confirmar que os envolvidos também sintam orgulho e se sintam contemplados!

Prêmio Ícone Gayming

A categoria reconhece as contribuições oferecidas por uma pessoa LGBTQ+ à indústria global de jogos, que tem trabalhado continuamente para aumentar a presença de diversidade tanto nas produções, como nos espaços de desenvolvimento. Ao receber o troféu, essa pessoa vai estrear o Gayming Icons Hall of Fame.

Prêmio Leitores da Gayming Magazine (voto popular)

Esta categoria de voto popular vai deixar o público da Revista Gayming Magazine escolher o principal jogo de 2020.
A lista de indicados de todas as categorias será divulgada neste mês de dezembro. Mas pera…

Quem são os favoritos?

Difícil responder a essa pergunta, mas nas redes sociais, dois fortes palpites dizem respeito a “The Last of Us: Parte 2” e “Tell Me Why”.

“The Last Of Us: Parte 2”

Uma aventura perigosa, violenta e intensa, The Last Of Us Part II expande o universo pós-apocalíptico do primeiro game e entrega o protagonismo a Ellie, uma garota lésbica. O game também apresenta outros personagens pautados na diversidade como a Dina, interesse amoroso da protagonista, e Lev, um garoto trans que atravessa a vida da personagem Abby durante o gameplay. O jogo é exclusivo para Playstation 4.

“Tell Me Why”

Desenvolvido pela francesa Dontnod Entertainment e distribuído pela Xbox Game Studios Europe, “Tell Me Why” é uma aventura narrativa dividida em três capítulos. O game acompanha os irmãos gêmeos Tyler e Alyson em uma trama que resgata elementos de uma infância dolorosa, em que a relação dos dois é o fio condutor da história.

Um dos protagonistas, Tyler, é um garoto trans. Exclusivo para Xbox One e PC, o jogo recebeu o apoio da GLAAD organização não-governamental estadunidense cujo foco é a monitoramento da maneira como a mídia retrata as pessoas queer.

Mais detalhes podem ser obtidos no endereço digital da honraria, www.gaymingmag.com/awards/. Logo mais você confere a cobertura completa aqui com a gente!

***

Colaborou Diego Souza Carlos

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

14 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

15 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

16 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

17 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

1 dia atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás