música

Baco Exu do Blues exalta dores e lutas do povo preto no single “Tommie Smith”

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, o Brasil para a fim de solenizar o Dia da Consciência Negra. Mesmo que episódios de brutalidade e violência continuem sendo corriqueiros em todo o país, nomes como Baco Exu do Blues usam seu poder criativo para construir um novo degrau na luta contra o racismo.

O rapper acaba de lançar o clipe de “Tommie Smith”, faixa que leva no título o nome de uma das maiores vozes do movimento negro. O atleta norte-americano, símbolo do chamado “black power”, tornou-se conhecido por ter vencido a prova dos 200 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Verão, realizados no México, em 1968.

Sua coragem e projeção foram potencializadas ao subir ao pódio, tornando-se o primeiro atleta da história a cerrar os punhos saudando o povo preto. Na letra, Baco realiza uma homenagem que passeia por feridas abertas, dores e privilégios.

“Uma vez me falaram que todo preto é igual,
mas o que difere o ceu glorioso do asfalto sujo?”

“Tommie Smith faz parte do projeto “Bandele”, liderado pelo artista e que apresenta músicas inéditas no mês da consciência. O título, que significa “nascidos longe de casa”, vem da palavra “bandele”, originada na Nigéria. Participam ainda Celo Dut, Dactes, Maya, Vírus e Young Piva.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • series

“The Last of Us”: segunda temporada ganha novas imagens com Pedro Pascal e mais

Pedro Pascal, Bella Ramsey, Kaitlyn Dever, Gabriel Luna e Young Mazino surgem como Joel, Ellie,…

6 minutos atrás
  • música

Jennie entrega prévia de videoclipe inédito, “Like Jennie”; vem ver

Jennie usou as redes sociais para compartilhar uma prévia do próximo videoclipe da era “Ruby”,…

1 hora atrás
  • música

Lady Gaga celebra “ARTPOP”, mas diz: “Não é um álbum fácil de ouvir”

Em entrevista à rádio Beats 1, a cantora Lady Gaga revisitou um momento importante de…

1 hora atrás
  • cinema

“Casamento Sangrento”: Kathryn Newton se junta a Samara Weaving no elenco da sequência

A sequência de “Casamento Sangrento” (2019) está tomando forma! Na última quarta-feira (05), o estúdio…

2 horas atrás
  • livros

Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui”, anuncia estreia de livro inédito

A editora Companhia das Letras anunciou, nesta quinta-feira (6), a estreia de um livro inédito…

2 horas atrás
  • cinema

Charli XCX pode viver a Feiticeira Branca na nova adaptação de “As Crônicas de Nárnia”

“As Crônicas de Nárnia” é BRAT! Charli XCX está sendo cotada para a nova adaptação…

3 horas atrás