Pode não parecer, mas “Pies Descalzos“, primeiro álbum de Shakira lançado em nível internacional, completou nesta semana 25 anos. Febre no Brasil no fim dos anos 1990, o projeto é considerado um dos mais importantes discos de rock em língua espanhola, servindo como referência para novas gerações.
Decisivo para que a discografia da musa colombiana pudesse prosperar, o disco deu origem a hits como “Estoy Aquí”, “Dónde Estás Corazón” e “Antología” – todas elas canções que não podem ficar de fora do set. Em uma série de ações voltadas para a celebração da data, a cantora aceitou o desafio de reagir às primeiras canções que a levaram ao posto de popstar.
Divertida, Shakira revelou em vídeo algumas de suas inspirações, bem como curiosidades dos dias de estúdio. Uma dessas diz respeito à balada “Pienso En Tí”, gravada em meio a uma brincadeira dos engenheiros de som. “Nos meus fones eu ouvia o tic tac de um relógio [em referência à letra] e decidi avisar o que estava escutando”, lembra. “Me disseram que não se passava nada, estavam todos de acordo, mentindo. Comecei a chorar e, veja o que fizeram com uma menina de 17 anos. Que inocência! Achei que estivesse tendo uma alucinação”.
A artista também falou sobre o caráter revolucionário que seus videoclipes tiveram na cena colombiana e o emprego da arte surrealista na estética da faixa-título. “O primeiro clipe que gravei foi ‘Dónde Estás Corazón’ e foi o primeiro neste formato cinematográfico feito na Colômbia se não estou enganada. A música pop local não dava muita bola pra isso, a atenção estava concentrada na música local, tropical… e os cantores pop tinham que fazer vídeos em formato televisivo. Deu um upgrade nas coisas”.
Também para comemorar a data, Shakira lançou uma sessão especial em sua loja online em que podem ser adquiridas camisetas, blusas e até um chapéu personalizado da era “Pies Descalzos”. Os produtos custam entre US$ 30 e US$ 35 dólares. Você pode adquiri-los clicando aqui.
Responsável por alavancar sua carreira após dois lançamentos fracassados, de curto alcance, o álbum vendeu apenas no Brasil o montante de 1 milhão de cópias físicas. Com letras inteligentes que traziam referências oriundas das artes plásticas, da sociologia e da filosofia, as 11 canções do LP questionavam abertamente os valores e as pressões sociais que inquietavam a intérprete.
Com produção de Luís Fernando Ochoa, que viria a se tornar seu grande parceiro musical, a narrativa como um todo falava diretamente para o público jovem – o que acabou levando gerações a se espelharem na coragem e na sinceridade da cantora. Ouça no seu streaming predileto!
Spotify | Deezer | Apple Music
Saiu mais um trailer de “Mickey 17”, adaptação cinematográfica do livro “Mickey7” feita por Bong…
Sabrina Sato agora é a rainha de bateria mais buscada no Google, segundo o Google…
Lá vem ela! Jennie, 1/4 do fenômeno sul-coreano BLACKPINK, usou as redes sociais na noite…
O filme "Queer", mais recente investida do cineasta Luca Guadagnino, chegará ao catálogo da MUBI…
É o amor, né? Viva os apaixonados! Nattan conversou com o gshow, em matéria publicada…
Fogo no parquinho? Em conversa no quarto durante a manhã desta quarta-feira (22), a sister…
Leave a Comment