Seis palestras inspiradoras do TEDx para assistir no mês do orgulho queer

É chegado o mês do orgulho queer e sempre é tempo de aprender. Aqui estamos em busca frequente de compreensão, não apenas da nossa própria realidade, mas também do universo que nos cerca. É preciso pensar coletivamente pra mudar o mundo e pra que isso se concretize… só abraçando uma luta que é de todos.

Pra ter um Norte é importante ouvir o que o outro tem a dizer. Os TEDx, por exemplo, são conferências realizadas em localidades da Europa, Ásia e Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos. São totalmente sem fins lucrativos e destinadas à disseminação de ideias, visto que usam a voz de formadores de opinião e jovens líderes a fim de dar uma forcinha no processo de aceitação.

É por meio deles que essa galera compartilha ideias e mensagens importantes, sempre com o intuito de inspirar pessoas em todas as partes. Como hoje é dia de celebrar o que somos, a nossa diversidade, separamos 5 palestras inspiradoras oferecidas por figuras LGBTQ+ pra você assistir em casa. Comece fazendo um esquenta pra Parada Virtual LGBTQ+, que rola daqui a pouco no YouTube. Dê play!

Lorelay Fox – É hora de apoiar as diferenças

Vamos começar falando sobre quem é referência? Lorelay Fox é um nome bem conhecido por aí pela elegância e pelo estilo. Fala sobre comportamento e maquiagem como ninguém, mas não é só. Neste vídeo ela conta um pouco mais sobre como os julgamentos funcionam em meio à sociedade quando pessoas consideradas “diferentes” aparecem e se sobressaem. O recado é claro: mais do que aceitar, apoiar às diferenças é o caminho para um mundo mais leve, livre de julgamentos e desconfortos.

Josy Silva – Transexualidade: não nasci homem, nem mulher. Nasci gente!

Mulher trans redesignada, ativista e feminista, Josy Silva faz parte da Associação de Pessoas Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Além disso, participa ativamente na construção da inclusão de direitos da população LGBTQ+ a partir da criação de políticas públicas como um ambulatório exclusivo para travestis e transexuais. Nesta fala, Silva abre o jogo sobre como pessoas trans se sentem sufocadas em ambientes em que a dominância de pessoas cis é incapaz de tratá-las com respeito. No vídeo ela relata vivências e destaca a importância dos trabalhos que desenvolve em prol da comunidade queer.

Filipe Roloff – Inclusão, diversidade e as fronteiras do preconceito

Além de construir pontes no mundo corporativo, Filipe Roloff integrou em 2017 uma lista elaborada pelo jornal Financial Times com os 50 futuros líderes LGBTQ+ do mundo. A escolha se deu por meio do trabalho que desenvolve com foco em diversidade e inclusão. Nesta palestra dada via TEDx, Roloff fala sobre como foi atravessar fronteiras de preconceitos em meio aos privilégios que possui. Não obstante, também vai a fundo no próprio processo de compreensão da importância de se inserir pessoas queer em todos os espaços, entre eles empresas de grande alcance.

Marlon Parente – BICHA: ressignificar para (re)existir

Marlon Parente é publicitário, diretor de arte e responsável pelo documentário “Bichas”, lançado em 2016 (você certamente se lembra dele! A obra já conta com quase 1 milhão de visualizações no YouTube!). Em sua fala no TEDx, o criador levanta a bandeira da igualdade e lança luz sobre a importância do combate à homofobia. Para isso, cita como seus comportamentos foram questionados ainda na infância e escancara a indiferença alheia diante da aceitação às diferenças.

Amara Moira – O mundo nas palavras Trans

Travesti, feminista e doutora em teoria e crítica literária pela Universidade de Campinas (Unicamp), Amara Moira é uma das grandes vozes do movimento queer. Nesta palestra necessária ela questiona a falta de pessoas da sigla T em posições de protagonismo na sociedade. Mas há mais o que ver: além de abordar esse ponto importantíssimo, a estudiosa também mergulha no universo da hiperssexualização de travestis e transexuais no dia a dia a fim de explicar as mazelas desta problemática, voltando-se principalmente para o impacto disso nas interações de pessoas queer com o mundo.

Amara Moira – Quem tem medo de travesti?

Em março de 2019 Amara Moira também participou de outro talk em que falou sobre o que acontece quando pessoas trans passam a ocupar espaços na sociedade como um todo. Esteja pronto para quebra de estereótipos, análises aprofundadas e muita contextualização. Conversa importantíssima!

 

*Colaborou Erick Luiz

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

13 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

14 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

15 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

15 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

1 dia atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás