Em meio aos protestos antirracistas que percorrem em alguns países desde a morte de George Floyd, Breonna Taylor e outras vítimas de violência policial, o grupo country Lady Antebellum gerou controvérsias com o nome e decidiu mudá-lo.
“Antebellum” se refere ao período pré-Guerra Civil Americana, marcado pelo sistema de plantação (ou plantation), no qual negros eram escravizados nas colheitas de algodão, açúcar, arroz e mais. Nesta época, com a agricultura forte no sul do país, muitos sulistas defendiam o “direito” de terem pessoas escravizadas.
Desta forma, o título da banda é considerado insensível e eles anunciaram, nesta quinta-feira (11), que se chamarão somente Lady A. Em comunicado, os integrantes – Charles Kelley, Hillary Scott e Dave Haywood – ressaltaram que após muita reflexão e conversas com amigos negros, tomaram a decisão.
“Nós como banda, sempre nos esforçamos para que nossa música fosse um refúgio. Inclusiva a todos. Nós temos visto e ouvido muitas coisas nas últimas semanas. Nossos corações se encheram de convicção, nossos olhos se abriram para injustiças, desigualdades e preconceitos que mulheres e homens negros sofreram e continuam a sofrer todos os dias”, escreveram.
“Após muita reflexão pessoal, discussão entre a banda, orações e muitas conversas honestas com os nossos amigos e colegas negros, decidimos retirar a palavra ‘Antebellum’ do nosso nome e seguir como Lady A, que já é o apelido escolhido por nossos fãs há muito tempo.
Nós sentamos juntos há quase 14 anos e nomeamos a banda em homenagem às casa sulistas de estilo ‘Antebellum’, na qual tiramos nossas primeiras fotos. Como músicos, o nome nos lembrava da música que nasceu no sul e que nos influenciou… rock sulista, blues, R&B, gospel e, claro, country. Mas estamos arrependidos e envergonhados de falar que não levamos em consideração o peso associado a esta palavra quando se refere ao período antes da Guerra Civil, que inclui escravidão.
Nós sentimos muito pela dor que esta escolha possa ter causado, e nos desculpamos com cada pessoa que possa ter se sentido ameaçada, invisível ou sem valor. Causar dor nunca foi a nossa intenção, mas isso não muda o fato que causamos.”
Os donos de “Need You Now” também declararam que irão doar para a Equal Justice Iniciative, organização que apoia presidiários que podem ter sido condenados injustamente, e muitos deles são negros.
Alguns internautas, contudo, não ficaram muito feliz com a mudança do nome pois o “A” ainda representa a palavra original:
“Então o novo ‘A’ significa o que? Se ainda significa a mesma coisa, então hmm…”
“Risos, o ‘A’ ainda significa a mesma coisa então não mudou literalmente NADA”.
Já outras pessoas acharam a mudança positiva:
“Lady A é um nome bem legal. Que bom que eles estão fazendo mudanças!”
“É assim que se faz. Obrigado. E sim, se isso [mudança do nome] incomoda você, você é racista”.
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…
Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…
Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…
O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…
Leave a Comment