Em meio a várias mudanças, a organização responsável pelo Grammy anunciou nesta quarta-feira (10) mudanças na categoria de “Melhor Álbum de Urban Contemporâneo”. Adicionada ao Grammy em 2012, a categoria passa a se chamar “Melhor Álbum de Progressive R&B”. Em um comunicado enviado à Variety, a Academia explicou que a classificação pode incluir amostras e elementos de hip-hop, rap, dance e música eletrônica.
“Estamos constantemente avaliando nosso processo de premiação e evoluindo para assegurar que o Grammy seja inclusivo e reflita a situação atual da indústria musical”, afirmou Harvey Mason Jr., presidente interino da Recording Academy, no anúncio das novidades. Ele ainda acrescentou: “Espero que isso seja parte de um novo capítulo da nossa história”.
A atualização na categoria de “Melhor Álbum de Urban Contemporâneo” chega após uma série de críticas feitas por executivos negros. De acordo com eles, o termo “urban” tem sido usado como sinônimo de música negra de forma antiquada, abrangente e inapropriada. “Todo ano, recebemos várias propostas de artistas, produtores, compositores pedindo para nós reavaliarmos nosso processo”, comentou Bill Freimuth – que é outro chefe do Grammy.
Vale destacar que a palavra “urban” não foi completamente removida da maior premiação da música. O Grammy ainda mantém o termo na categorias de “Melhor Álbum Latino de Pop ou Urban”, que faz parte das novidades anunciadas nesta quarta-feira. A nova categoria surge junto com a de “Melhor Álbum Latino de Rock ou Música Alternativa” para englobar os trabalhos que antes eram indicados a “Melhor Álbum Latino de Rock, Urban ou Alternativo” ou “Melhor Álbum Latino de Pop”.
O prêmio de “Melhor Performance de Rap/Sung” também sofre mudanças e se torna “Melhor Performance de Rap Melódico”. Aconteceram atualizações nas regras de elegibilidade para a categoria de “Melhor Artista Novo”, que antes não permitia cantores com mais de 30 faixas lançadas. De acordo com a Variety, a Academia ainda vai disponibilizar publicamente o livro de regras e diretrizes da cerimônia pela primeira vez.
Lá vem ela! Jennie, 1/4 do fenômeno sul-coreano BLACKPINK, usou as redes sociais na noite…
O filme "Queer", mais recente investida do cineasta Luca Guadagnino, chegará ao catálogo da MUBI…
É o amor, né? Viva os apaixonados! Nattan conversou com o gshow, em matéria publicada…
Fogo no parquinho? Em conversa no quarto durante a manhã desta quarta-feira (22), a sister…
A carreira bem bonita aqui fora! Depois de muita gente sonhar e esperar por este…
Tá bom, vai nos avisando, sim! A cantora Grimes usou seu perfil na rede social…
Leave a Comment