30 coisas que você não sabia sobre o filme “Lua de Cristal”, que completa 30 anos

Lua de Cristal estreou em 1990 e foi o filme mais assistido do ano: foram mais de 4 milhões de fãs da rainha dos baixinhos nos cinemas. Foi o terceiro longa de Xuxa assumindo a função de protagonista e o mais bem-sucedido entre suas 14 produções cinematográficas. Em Lua de Cristal ela é Maria da Graça (que é seu nome verdadeiro), uma garota do interior que vai para o Rio de Janeiro com o sonho de ser cantora.

Mas ela precisa morar com sua tia Zuleika, que é malvada, além de dois primos, Lidinha e Mauricinho, que são piores ainda e a fazem de empregada. Seus únicos amigos são a pequena Duda e o atrapalhado Bob, um entregador de comida que vira seu príncipe encantado. 

A fim de comemorar os 30 anos de Lua de Cristal, o Papelpop relembra 30 curiosidades sobre esse clássico.

1. Sérgio Mallandro foi convidado pela própria Xuxa para o filme, que prometeu não só o papel de co-protagonista, como também destaque no pôster. Eles já eram amigos e Mallandro fazia sucesso apresentando o programa nonsense Oradukapeta no SBT. 

2. Depois do filme, Sérgio foi contratado pela Globo, empresariado por Marlene Mattos (empresária da Xuxa) e ganhou um programa exibido antes do Xou da Xuxa.  As manhãs eram inteiras deles! 

3. Xuxa produziu dois filmes protagonizados por Mallandro: Sonho de Verão (1990), com Mallandro e as Paquitas, e Inspetor Faustão e o Mallandro (1991). 

4. Para destacar ainda mais a personagem de Xuxa, Tizuka Yamasaki, a diretora do filme, chamou atrizes gabaritadas para serem as antagonistas de Maria da Graça: Marilu Bueno como Tia Zuleika e Julia Lemmertz como a prima malvada Lidinha. “Quanto pior fossem os vilões, melhor seria a Xuxa”, diz a diretora.  

5. Marilu Bueno, que viveu a maldosa Tia Zuleika, interpretou, seis anos depois de Lua de Cristal, a fada Margarida, que era ranzinza, porém do bem, na novelinha Caça Talentos, protagonizada pela Angélica. 

6. O primo Mauricinho foi interpretado por Avellar Love, que fazia sucesso nos anos 80 com a banda João Pena e seus Miquinho Amestrados. Eles apareciam sempre no Xou da Xuxa

7. Três integrantes do elenco já são falecidos: Rubens Correia, que interpretou Uirapuru, o professor de canto, morreu em 1996 aos 64 anos. Cláudio Mamberti, que viveu Seu Bartô, o dono da lanchonete onde Maria da Graça e Bob trabalham, faleceu em 2001, pouco antes de completar 61 anos, e Leina Krespi, a Cotinha, mãe de Maria da Graça, faleceu em 2009, aos 70 anos. 

8. Duda Little era repórter do Xou da Xuxa e foi figurante em Super Xuxa Contra o Baixo Astral junto de Adressa Koetz, que em Lua de Cristal faz a Xuxa criança.

9. Adressa também foi a pequena Xuxa em Princesa Xuxa e os Trapalhões, e a jovem Vera Fisher em Laços de Família.

10. Por conta da semelhança com Xuxa, o apelido de Adressa era Xuxinha. 

11. Duda foi a primeira das várias crianças que co-estrelaram os filmes da Xuxa. Isabelle Drummond (Xuxa Popstar, em 2000), Deby Lagranha (Xuxa e os Duendes, em 2001), Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa (Xuxa e a Cidade Perdida, de 2004) e até a Sasha (Xuxa em O Mustério da Feiurinha, de 2009) foram algumas das outras. 

12. A cena favorita de Duda Little é quando sua personagem faz o Big Babalu. Os ingredientes que ela coloca no sanduíche são: pão, presunto, maionese, catchup, mostarda, couve, rodelas de tomate, rodelas de laranja, fatias de melancia, cerejas, alface, e pelo menos três outras coisas misteriosas. 

13. Porém, por um erro de continuidade (bem evidente), o sanduíche que Duda tenta morder na cena já é outro, com pão com gergelim e uvas em um palito. 

14. O homem que experimenta o Big Babalu (chamado de Super Saliva por Xuxa), é interpretado por Michael Sullivan, compositor da música tema do filme. Seu personagem gosta tanto do sanduiche que sugere que Maria da Graça ganhe cinco salários. 

15. A cena que Mallandro mais gosta vem pouco depois, quando a lanchonete é destruída em uma guerra de comida.

16. Duda Little descobriu que estava grávida no dia seguinte a uma exibição especial de Lua de Cristal, na comemoração dos 25 anos do filme, em 2015. Hoje ela é mãe da pequena Ana Laura, de 4 aninhos.   

17. Foi a estreia nos cinemas das Paquitas da Segunda Geração, que eram Letícia Spiller, Juliana Baroni, Tatiana Maranhão, Cátia Paganote, Priscilla Couto, Roberta Cipriani, Ana Paula Almeida e Bianca Rinaldi, que tinha acabado de entrar no grupo e só aparece na cena final. Apesar de estarem em várias cenas (aulas de canto, lanchonete e nos sonhos de Maria da Graça), elas tem uma participação bem secundária, com um pouco mais de destaque para Cátia Paganote. 

18. O filme teria uma vibe mais fantasiosa, mas a diretora Tizuka Yamasaki queria um longa emocionante verdadeiro, tirando Xuxa do pedestal de rainha intocável. “Achavam que a Xuxa era um midas, tocava e virava ouro, e o filme mostra o contrário, que ela lutou para chegar lá. Essa verdade foi o que fez do filme um sucesso,” disse a diretora em entrevista para a QUEM. 

19. A atriz Patrícya Travassos (de Minha Mãe é uma Peça 2 e 3) trabalhou no roteiro de Lua de Cristal. Ela também escreveu um outro filme da Xuxa, Xuxa Gêmeas, de 2006. 

20. O filme se chamaria Xuxa e a Turma Invencível, mas o título mudou porque Xuxa e o produtor Diler Trindade amaram a música composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas. A dupla levou quatro horas para escrever a canção Lua de Cristal

21. Eles são os compositores de outros sucessos da Xuxa como Arco-Íris, Parabéns da Xuxa, Brincar de índio e Boas Notícias, e de várias das músicas das paquitas, inclusive Eu Não Largo o Osso, tema da Tv Colosso. 

22. A música Lua de Cristal está no álbum Xuxa 5, que vendeu mais de um milhão de cópias. O filme tem canções cantadas pelas Paquitas e por Sérgio Mallandro, mas a trilha sonora nunca foi lançada em disco. 

23. Quando Lua de Cristal foi produzido, não era comum registrar o making of dos filmes.  Por isso, há um documentário em desenvolvimento (https://www.instagram.com/luadecristaldoc), que é uma produção independente de três fãs do filme, que deve ficar pronto no segundo semestre. 

24. O filme foi lançado em VHS em 1990. A fita em bom estado vale hoje mais de R$100. O DVD foi lançado no início dos anos 2000 e é uma edição super rara. Em 2017 a Bretz Filmes relançou o DVD em um box com Lua de Cristal e Super Xuxa contra Baixo Astral

25. Xuxa namorava com Ayrton Senna na época da produção do filme, e ele chegou a visita-la no set de filmagem. 

26. O prédio onde Tia Zuleika mora no filme é um condomínio de luxo no Flamengo, bairro do Rio de Janeiro, com 14 andares, vista privilegiada para o mar e área de lazer no morro da Viúva, que fica atrás da construção. Cercado de verde, o prédio tem um longo recuo da rua até a portaria, com chafariz e espaços que foram usados em diversas cenas do filme. 

27. Alguns dos apartamentos tem mais de 400 m2. Um com seis quartos está à venda por 3,7 milhões de reais – a tia malvada era a síndica e morava na cobertura, imagine! Porém as cenas dentro do apartamento foram gravadas em outro prédio. 

28. Ainda em 1990 o governo Collor extinguiu a Embrafilme, órgão que fomentava o cinema nacional, e as produções nacionais sofreram um apagão que durou quase toda a década de 90. Xuxa, que vinha fazendo um filme por ano, ficou nove anos sem lançar nada. 

29. Tizuka e Xuxa voltaram a trabalhar juntas em Xuxa Requebra, de 1999. Porém o longa não é o favorito da diretora.  “Teve outro tom, que não me agrada muito. Era mais para vender as músicas do que contar a história, não me motivou”, diz. Em Requebra, Xuxa tenta salvar uma escola de dança em meio a números musicais de artistas populares na época, como Terra Samba e Fat Family. 

30. Entre 1999 e 2009, Xuxa lançou 11 filmes, quase todos campeões de bilheteria, porém o marco de Lua de Cristal se tornou imbatível na carreira da loira. 

 

***

Colaborou para o Papelpop Diego Bargas.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

12 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

13 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

14 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

15 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

1 dia atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás