Na noite deste sábado (2) personalidades como Rita Lee, Xuxa e Luisa Mell decidiram se posicionar a respeito de um requerimento feito pela Advocacia Geral da União (AGU) no último dia 27 de abril. O documento solicita a cassação de uma liminar que proíbe o abate de animais apreendidos após serem vítimas de maus-tratos.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o trio, acompanhado ainda pelo ator e apresentador Junno Andrade, pede para que o público assine uma petição que solicita a manutenção de medidas protetivas. Nas palavras de Rita, “toda forma de vida importa”.
Ao Superior Tribunal Federal (via CNN) os representantes da AGU defenderam o extermínio de animais resgatados de rinhas e farras do boi como uma forma de evitar que os mesmos possam, eventualmente, “trazer consequências imprevisíveis para todos”. Os autores do documento chegam a argumentar usando uma possível relação dos animais com a pandemia do novo coronavírus.
“A recente pandemia relacionada ao Covid-19, consoante cediço, tem origem em animais contaminados (…) O abate, atendendo, claro, às diretrizes sanitárias, é medida que se impõe. De fato, tal prática, longe de representar um ato administrativo envolto em uma moral contrária à proteção animal, implica medida necessária para o controle e erradicação de doenças transmissíveis e parasitárias, impedindo a sua difusão.’’
Assinada pelo atual ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, a petição sustenta ainda que bichos isentos de uma rígida inspeção sanitária “podem disseminar a proliferação de doenças controladas pela Administração Pública Federal”.
“O abate controlado de alguns animais por parte da Administração possui a finalidade de proteger a saúde pública e sanitária, não o de promover maus-tratos. Sendo esta, inclusive, a orientação proferida pela Organização Mundial de Saúde Animal”.
Em resposta, o ministro-relator da ação, Gilmar Mendes, determinou que fossem suspensas todas as decisões administrativas ou judiciais que autorizassem atos do tipo em âmbito nacional.
Até o momento ainda não há evidências científicas que comprovem o contágio de coronavírus entre animais. Em todo o mundo, apenas dois cães, um gato e uma tigresa testaram positivo para a doença. A OIE recomenda apenas que pessoas doentes evitem o contato com seus animais, por via das dúvidas.
“Por conseguinte, não existe justificativa alguma para tomar medidas relacionadas aos animais de companhia que possam afetar seu bem-estar”
Você pode se somar ao abaixo-assinado proposto por Rita, Luísa e Xuxa, que já conta com mais de 80 mil assinaturas, neste link. É necessário apenas fazer um breve cadastro.
Formado por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool, o grupo de punk rock…
Depois dos ouvidos e corações, “Dominguinho” está prestes a ganhar os palcos brasileiros. O primeiro…
O Brasil saiu vitorioso do Festival de Cannes neste sábado (24). Wagner Moura se tornou…
Um dos maiores sucessos da animação brasileira, "Irmão do Jorel" ganha em sua quinta temporada…
Chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (23) uma nova versão de “A Paz”, faixa gravada…
Entre as novidades musicais da semana está “Paisagem Acústico”, da Tuyo. Como o título sugere,…
Leave a Comment