música

Novo álbum de Fiona Apple recebe nota 10,0 em review da Pitchfork; leia o que estão dizendo

Fetch the Bolt Cutters” não é só o primeiro álbum de Fiona Apple em 8 anos. É também o seu primeiro trabalho após a morte da cadela Janet, que adoeceu e fez com que a cantora adiasse seus planos de vir à América do Sul em 2012. Por aqui não rolaram os shows da turnê “The Idler Wheel…”.

De lá pra cá ela adotou outros cães, 5 mais precisamente, e mostrou que seus sentimentos podem (e devem) ser colocados em primeiro lugar. Tanto que credita na faixa título do projeto seus cinco bichos de estimação e ainda canta com a honestidade de seu primeiro trabalho, “Tidal”, lançado em 1996.

Lá fora “Fetch the Bolt Cutters” tem colecionado elogios. Na plataforma Metacritic, que reúne resenhas publicadas em todo o mundo, o disco ostenta nota máxima em menos de 24 de seu lançamento. O resultado foi baseado nas 141 críticas que já possui.

Uma delas é a da Pitchfork, uma das mais criteriosas publicações do gênero. Pra ganhar uma nota acima de 9,0 é preciso muito esforço. Sem rivalidade aqui, certo? Mas até o elogiado “Future Nostalgia”, de Dua Lipa, não passou da casa dos 8,0. Sua média geral atribuída pela crítica Anna Gaca foi 7,5.

Com Fiona Apple, a revista entregou a primeira (sim, pasme!) nota 10,0 da década. A última foi atribuída ao disco “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”, de Kanye West, lançado em 2010. No texto, o destaque está na singularidade do trabalho da artista.

“O quinto disco de Fiona Apple é ilimitado, uma sinfonia do cotidiano, uma obra-prima inflexível. Nenhuma música jamais soou como essa.”

O britânico The Guardian também se rendeu. Foram 5/5 estrelas, conferidas em meio a elogios como sua capacidade de explorar a introspecção.

“O primeiro álbum de estúdio do artista em oito anos, feito sem pressa, é surpreendente, íntimo e demonstra sua recusa em ser silenciada. (…) É como se ela tivesse voltado a reinventar o próprio som – com ritmos agradáveis, mas que se chocam e são incomuns. Na faixa-título, por exemplo, ela canta acompanhada por uma orquestra improvisada, feita com utensílios de cozinha, latidos de cães e uivos de gatos.”

Também do Reino Unido, o The Independent disse que a nova safra de canções, lançada em um período de distanciamento social, “não poderia ter chegado em melhor hora”:

“É um trabalho desafiador, talvez muito mais do que você possa imaginar ao ouvir “Under the Table”, uma das faixas mais provocadoras”.

A poderosa Time Magazine foi ainda mais além e afirmou que as faixas recém-lançadas da artista, marcadas pela estranheza, são na verdade uma mensagem de otimismo.

“O álbum novo de Fiona Apple destaca a artista que ela é, definida em grande parte por arranjos sofisticados e personalizados. No entando, ‘Fetch the Bolt Cutters’ não seria um experimento extraordinário e honesto, em som e composições, se parecesse polido demais. Fiona nos oferece um roteiro para entender quem somos e fazer as pazes com quem fomos. Assume a responsabilidade por nossos piores atos e protege nossos melhores. É como sair de um calvário, só que mais forte, mais sábio e mais autocrítico. Vamos ficar bem!”

Já a Variety disse que Apple é nossa melhor companheira de quarentena, tendo salvado o que restou de 2020.

“Ao invés de parecer tão complicada quanto obviamente foi antigamente, Fiona e seu novo disco soam tão frescos quanto algo que acabou de passar por sua mente criativa. Pode ser muito cedo pra dizer que este é o melhor álbum do ano, mas já podemos dizer que 2020 não foi de fato uma perda de tempo”.

E você, o que achou do disco? Conta pra gente e dê stream nesta sexta-feira!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

6 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

7 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

8 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

9 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

22 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás