Conforme tradição (que perdurou por 72 anos), a revista TIME separava o Homem do Ano e este homem sempre era um presidente, primeiro-ministro ou com algum cargo importante neste sentido. Já de 1999 pra cá, o título mudou para Pessoa do Ano, assim podendo também incluir mulheres.
Agora, para recompensar o tempo em que muitas mulheres não foram homenageadas como mereciam, a revista fez um projeto intitulado as “100 Mulheres do Ano”. Isso inclui as que ocupavam posições das quais os homens eram frequentemente escolhidos, como as líderes mundiais Golda Meir e Corazon Aquino.
Madonna, Angela Davis, Simone de Beauvoir, Virginia Woolf, Marilyn Monroe, Aretha Franklin, Toni Morrison, Oprah Winfrey, J.K. Rowling são algumas das mulheres que estão na homenagem.
A ex-editora-chefe da TIME, Nancy Gibbs, descreveu este projeto como “um exercício para analisar as maneiras pelas quais as mulheres detinham o poder devido à desigualdade sistêmica. As mulheres exerciam um poder brando muito antes de o conceito ser definido”, comenta.
As 11 capas para as mulheres que já foram nomeadas Pessoa do Ano ficaram intactas, e mais 89 capas foram criadas.
Esse processo gerou tantas perguntas quanto respostas: “O que significa ser mulher?”, “Como a sociedade deixou de reconhecer as contribuições das mulheres?”. Algumas perguntas ficam sem respostas, mas outras a gente encontra ao “folhear” este catálogo digital;
A revista criou uma página inteirinha interativa, na qual você pode procurar a edição facilmente dos últimos 100 anos e clicar e ler um pouco sobre cada autora, ativista, artista ou política.
Veja aqui.
Ela é o momento! Em conversa com outras participantes no banheiro, na manhã desta quarta-feira…
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
Leave a Comment