música

Você sabe o que é a zaghrouta, gesto feito com a língua pela Shakira no Super Bowl?

Quem assistiu ao intervalo do Super Bowl no último domingo (2) e prestou atenção no que a Shakira fez no palco sacou logo de cara que ela construiu o show usando várias referências da cultura latina. Uma desss viralizou tão logo ela e JLo saíram de cena: durante o hit “Hips Don’t Lie” a colombiana botou a língua pra fora e deu uma espécie de grito.

A imagem rodou o mundo e, claro, a cena virou meme.

O fato é que muita gente ficou se perguntando sobre o quê exatamente aquilo significava. Muitos pensaram que a situação foi na verdade uma brincadeira, outros chegaram a ridicularizá-la. O que era na verdade? A gente te explica voltando no tempo: o gesto reproduzido no Hard Rock Stadium, em Miami, não é uma novidade. Na “Oral Fixation Tour”, espetáculo que rodou o mundo entre 2006 e 2007, Shakira já havia introduzido o momento nos lives de “Hips Don’t Lie”. Àquela altura, a faixa não só era seu maior hit, como também a responsável por encerrar o show.

Aqui é possível ver quando ela e Wyclef Jean dividiram o palco, também em Miami.

Nos anos seguintes coisa semelhante aconteceu. Durante a “Sale El Sol Tour” (2011) ela empregou o grito em um dos momentos mais animados do show, quando fazia um número de dança do ventre em “Ojos Así”. Esta, aliás, é a canção de Shakira que mais bebe na fonte da música árabe. Repare só:

E é justamente aí que está o cerne da questão. Neta de libaneses, a cantora nasceu em Barranquilla, na costa do Caribe, na Colômbia. Na região citada existe uma forte influência da cultura árabe, que se funde também a outras etnias como a africana. O movimento executado no Super Bowl e em vários outros momentos de sua carreira tem nome e se chama zaghrouta. Quando alguém o reproduz significa que está em um estado de felicidade extrema e júbilo. Por isso mesmo a tal “ululação” é muito comum em festas e casamentos típicos.

Outra explicação levantada pela BBC nesta terça-feira (4) foi de que o grito também lembra muito os sons do mapalé, um ritmo musical típico da região de Barranquilla (e que já havia sido incorporado a “She Wolf” em remixes e versões ao vivo). Partindo desse pressuposto, vários colombianos se lembraram do barulho feito na dança “Son de negro”, originada na cidade de Santa Lucía e que surgiu nos rituais dos escravos africanos trazidos para a América.

Nesta segunda-feira (3), horas após a apresentação, a colombiana voltou ao Instagram para agradecer à Colômbia por ter dado a ela os ritmos e as referências que usou no seu halftime show. Um dos grandes momentos, aliás, acontece quando ela e JLo cantaram versos de “Waka Waka” e em seguida são cercadas por um grupo de dançarinas de champeta, outro ritmo tradicional do país.

“Quero agradecer à minha Colômbia por me dar o mapalé, a champeta, a salsa e os ritmos afro-caribenhos que me permitiram realizar o Super Bowl que sonhei por mais de uma década”.

Que viva nuestra latinidad!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

4 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

5 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

6 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

7 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

21 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

23 horas atrás