As Panteras

Comentando faixa a faixa a trilha sonora de “As Panteras”, produzida por Ariana Grande

Na última sexta-feira (01) fomos presenteados com o álbum da trilha sonora da nova versão de “As Panteras”, de músicas criadas para o filme com a supervisão de Ariana Grande, que é a produtora executiva do trabalho musical, assim como seu frequente produtor musical Savan Kotecha e o empresário Scooter Braun.

As canções mostram diferentes formas de soar e ainda se manter pop. Numa primeira impressão, parece que o disco é um novo trabalho das duas eras mais recentes de Ariana, “Sweetener” e “Thank u, Next”, com a adição de outros nomes de muito peso da música atual, como Miley Cyrus, Lana Del Rey, Normani, Nicki Minaj e Anitta. Mas, passando por todas as faixas, logo a gente é recebido também por outras referências sonoras, além que fazem o agora característico som, de Ariana: algumas músicas feitas para o filme dirigido por Elizabeth Banks são fortemente influenciadas pela disco music. Esta que, por sua vez, no longa deve trazer uma ambientação que remete à trilha das primeiras versões da história, da série dos anos 70.

Coloca o álbum pra tocar e vem ouvir com a gente neste faixa-a-faixa:

“How It’s Done” – Kim Petras, ALMA, Kash Doll & Stefflon Don

Uma parede de vocais de Kim Petras, a queridinha do pop mais alternativo no momento, recebe a gente junto a uma orquestra de instrumentos de sopro. É cinemático, é forte. Inclusive pelo staccato dos trompetes, que lembra muito a música tema dos filmes do Rocky Balboa. E os versos da sueca ALMA, assim como as rimas das rappers Kash Doll e Stefflon Don, fazem muito bem à faixa, deixando uma canção pop completa. Já nesta, aparecem os elementos de disco music, que dá aquela pegada retrô, mas também bem dançante ao som.

“Bad To You” – Ariana Grande, Normani & Nicki Minaj

Como diria Narcisa Tamborindeguy, uma “música pros gays”, pra galera que tem amado o pop das três cantoras. A faixa é dominada por muitas camadas de voz, que às vezes seguem melodias que saem do que a gente esperaria pra aquela escala, dizendo “Você só é bom pra mim quando eu sou má pra você”. Na verdade, pela pegada meio reggae, logo a gente lembra de outra colaboração de Grande e Minaj, “Side To Side”, só que com a adição da sensacional Normai. Um acerto.

“Don’t Call Me Angel” – Ariana Grande, Miley Cyrus & Lana Del Rey

Essa a gente já conhece, especialmente depois do clipe já considerado icônico, né?

“Eyes off you” – M22, Arlissa & Kiana Ledé

Traz uma mistura dos gêneros nu-disco e electro house, com uma batida levemente fora do tempo. Nos 3/4 da faixa, a gente é apresentado a efeito de voz (vocoder) à la Daft Punk que é MARAVILHOSO.

“Bad Girls” – Donna Summer & Gigamesh

Bom, a gente já falou de dance e e disco antes. Chegou a hora de homenagear uma das maiores diva desses gêneros: Donna Summer, com “Bad Girls”, que ganha uma roupagem deliciosa, toda sintética pela mãos de Gigamesh. Inclusive, este é o segundo lançamento recente que envolve Donna Summer, falecida em 2012: Sam Smith lançou também na última sexta, um remix de “I Feel Love”.

“Nobody” – Ariana Grande & Chaka Khan

Encontro de duas gerações de divas. Ariana e a lenda do soul Chaka Khan mostram como tem jeitos lindos e diferentes de ter um vocal poderoso. A faixa tem toda uma vibe retrô cabaré. Delícia <3

“Pantera” – Anitta

A única faixa que não é em inglês de todo o projeto é nossa, em português, da Anitta. O som é uma batida bem latina, produzida por Mauricio Rengifo e Andrés Torres, do time de “Despacito”, e Elof Loelv, que já fez músicas com Rihanna e Katy Perry no portfólio.

“How I Look On You” – Ariana Grande

Sendo a canção mais cinemática do trabalho, é como se fosse uma música do “Thank u, next” mais dramática. A guitarra pesada que dá intro à faixa logo perde o lugar para o trap pop com o qual a gente está acostumado a ouvir de Ariana. Aliás, os vocais dela, ao fim, nos leva a um coral de uma harmonia deliciosa.

“Blackout” – Danielle Bradberry

Chegando às três últimas faixas do disco, vem a balada lenta do trabalho, “Blackout”, da estadunidense Danielle Bradberry, que já participou do The Voice e traz texturas e harmonias muito interessantes nos vocais.

“Got Her Own” – Ariana Grande & Victoria Monét

Traz aquele trap pop pesado e, dessa vez, os vocais são divididos com a compositora Victoria Monét, que escreveu a canção e já colaborou também na composição para Fifth Harmony. “Got Her Own” originalmente foi uma demo para o disco “Dangerous Woman”, de Ariana, mas acabou não entrando para o trabalho. A canção nos dá uma letra, além de divertida, muito empoderada <3

“Charlie’s Angels Theme” – Black Caviar

O álbum termina com o tema de abertura da série das Panteras, lá da década de 70, mas numa roupagem dada pelo remix de Black Caviar, que nos apresenta um som super dance e disco. Uma homenagem muito massa, né?

Agora a gente já está mais do que pronto pro lançamento do filme “As Panteras”, né? O longa, dirigido pela maravilhosa Elizabeth Banks e protagonizado por  Kristen Stewart, Naomi Scott e Ella Balinska, estreia é no dia 14/11.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

5 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

6 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

7 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

7 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

21 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

23 horas atrás