Natura Musical

Como a Natura Musical se tornou uma plataforma incrível de apoio a artistas e festivais

Pode até parecer um clichê, mas a cultura brasileira vive hoje, sem sombra de dúvida, uma de suas fases mais coloridas e frutíferas. Somos surpreendidos, o tempo todo, com a quantidade (e a riqueza) de trabalhos de artistas que se doam de corpo e alma a cada etapa de seus processos criativos. Entre outras questões, é dessa entrega que surgem singles, discos e videoclipes incríveis!

Nessa percepção de que a cultura é necessária e está diretamente associada à construção de um mundo mais empático, inclusivo e sustentável, há plataformas como a Natura Musical, que atua na renovação da cena musical brasileira e aposta em artistas que representam o momento de profunda transformação que vive nossa sociedade. 

Com 14 anos de atuação, o programa pretende ter um impacto positivo na cultura, contribuindo para a longevidade da música nacional. Por isso, apoia trabalhos de artistas consagrados, como Elza Soares e Jards Macalé, investe em projetos de conservação de legado – como o documentário “Dominguinhos, Volta e Meia”, que chegou aos cinemas em 2012 -, e de fomento à cenas locais, como o Projeto Concha, que leva shows de artistas mulheres a Porto Alegre. Vale ressaltar que além de apoiar a produção artística, a Natura Musical também atua em outras frentes, como criação conteúdo inédito sobre música e comportamento nas redes sociais. Aliás, segue lá, @naturamusical!

Em São Paulo, a plataforma ainda mantém a Casa Natura Musical, que se tornou uma vitrine permanente para os artistas nacionais. Em 2019, já passaram por lá nomes como Duda Beat, Johnny Hooker, Liniker e os Caramelows, Linn da Quebrada, Alice Caymmi, Letrux, Gaby Amarantos e MC Tha. 

Com tanta informação pra assimilar a gente se pergunta: qual tem sido o legado da Natura Musical? Nós explicamos: alguns dos principais discos lançados na cena atual só puderam existir graças a essa forcinha. Pra refrescar a sua memória e citar alguns bons exemplos, nasceram a partir do edital álbuns como “Xenia”, o debut de Xenia França; “Coração”, de Johnny Hooker; “Tônus”, da Carne Doce; “Veia Nordestina”, de Marina Aydar; “Tudo Tanto”, de Tulipa Ruiz; “Boca”, de Curumin; “Taurina”, de Anelis Assumpção; “Goela Abaixo”, de Liniker e os Caramelows”; “Mansa Fúria”, de Josyara; “Prospera”, de Tássia Reis, e a estreia de Drik Barbosa, que tá pra acontecer!

É bastante gente, viu? Nessa missão de servir como plataforma para artistas, bandas e coletivos lançarem seus novos trabalhos, a Natura Musical busca agregar novos públicos ao patrocinar festivais de música independente (que amamos) em todo o país. O objetivo é mostrar o poder da nossa diversidade e servir, ao pé da letra, como uma plataforma de circulação e produção de artistas independentes, além de ampliarem os horizontes e o repertório musical do público.

Em 2018, a Natura Musical apoia o Festival Bananada, que rola em Goiânia; Música de Rua, em Caxias do Sul, os festivais Timbre e Sonâncias, em Minas Gerais, o Se Rasgum, em Belém do Pará, o Coquetel Molotov, em Recife, o DoSol em Natal, o Radioca, em Salvador, e Coala, sendo este o próximo a acontecer em São Paulo, entre os dias 07 e 08 de setembro!

Você que está na capital não vai perder, né? O line-up conta com atrações incríveis que reúnem tanto nomes clássicos da música brasileira como Ney Matogrosso, Dona Onete e Elba Ramalho, quanto artistas jovens como Duda Beat, Curumin e Josyara. Se liga no line-up completo:

Sábado (07 de setembro)

13h30 – 14h20: Josyara

14h50 – 15h40: Dona Onete

16h15 – 17h05: Duda Beat

17h35 – 18h35: Elba Ramalho convida Mariana Aydar

19h05 – 19h55: Mestre Anderson Miguel + Renata Rosa

20h40 – 22h: BaianaSystem

Domingo (08 de setembro)

13h30 – 14h20: Curumin convida Geovana e Saulo Duarte

14h50 – 15h40: Afrocidade

16h10 – 17h10: Chico César + Maria Gadú

17h40 – 18h30: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

19h10 – 20h: Mestre Anderson Miguel + Renata Rosa

20h45 – 22h: Ney Matogrosso

A festa rola no Memorial da América Latina e ainda há ingressos disponíveis (você pode adquiri-los clicando aqui). Vamos nessa?

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

11 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

12 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

13 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

14 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

1 dia atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás