Faleceu na manhã desta terça-feira (6) aos 88 anos a escritora americana Toni Morrison, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1993. Em um comunicado enviado à imprensa, a família disse que Morrison foi vítima de “uma breve doença”.
Nascida na década de 1930 em Ohio, nos Estados Unidos, ela foi a primeira autora negra a vencer esta que é a maior honraria da literatura mundial em 1970 pelo conjunto de sua obra. Sua carreira começou a deslanchar nos anos 1970 com o lançamento de “O Olho Mais Azul”, romance que antecedeu verdadeiros clássicos como “Sula” e “Amada”.
Além de ter vencido o prêmio da Academia, ela também ganhou o Pulitzer, uma das mais conceituadas premiações do jornalismo e da literatura, bem como foi indicada ao National Book Award, principal reconhecimento oferecido a escritores norte-americanos.
Por aqui no Brasil, Morrison é publicada desde a década de 1990 pela Companhia das Letras, que lamentou profundamente sua morte, citando um trecho de seu discurso durante a cerimônia de entrega do Nobel.
“Nós morremos, esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas”.
Descanse em paz, Toni! <3
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…
Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…
Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…
O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…
Leave a Comment