Morreu na tarde desta quarta-feira (19) aos 74 anos o crítico de cinema Rubens Ewald Filho. A informação foi confirmada por amigos do profissional, que seguia internado em estado grave desde o fim de maio.
No último dia 23, Filho foi levado às pressas ao Hospital Samaritano, em São Paulo, após sofrer um desmaio e uma queda em uma escada. O incidente foi provocado por uma arritmia cardíaca.
Nascido no interior paulista, ele chegou a ser considerado um dos maiores nomes da crítica cinematográfica brasileira, tendo atuado em alguns dos principais periódicos e revistas nacionais como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, TV Cultura, Rede TV!, Rede Globo, Jornal da Tarde e Veja.
Além de dizer ter assistido mais de 30 mil filmes em toda a sua vida, Rubens também se destacou na década de 1970 ao escrever o Dicionário de Cineastas, que logo se tornaria referência para críticos das artes cinematográficas.
Considerado um dos profissionais de maior renome em todo o território nacional, Filho trilhou ainda uma carreira na área da ficção ao exercer a função de telenovelista. São de sua autoria novelas como “Éramos Seis” (1977), “Gina” (1978), “Drácula: Uma História de Amor” (1980) e “Iaiá Gracia” (1982).
Nós lamentamos a perda.
Carey Mulligan pode estar na nova adaptação cinematográfica de “As Crônicas de Nárnia”, desenvolvida pela…
Veio aí! A plataforma de streaming Max liberou nesta terça-feira (20) o teaser do aguardado…
Taylor Swift está prestes a reputar! O maior sinal disso é a presença de “Look…
Sim, chef! Nesta tarde de terça-feira (20), a plataforma de streaming Disney+ liberou o trailer…
Elle Fanning está confirmada na adaptação cinematográfica de “Amanhecer na Colheita”, livro mais recente de…
Em Cannes, horas antes da estreia do filme francês "Viee Privée", produção em que é…
Leave a Comment