música

M.I.A. receberá prêmio da coroa britânica por contribuições à música

Um dos nomes mais influentes do rap internacional, Mathangi Arulpragasam, mais conhecida como M.I.A., foi anunciada na noite deste sábado (8) como uma das homenageadas nas comemorações do Queen’s Birthday Honours.

A honraria, que marca as comemorações de aniversário do monarca responsável pela coroa britânica, é organizada anualmente por reinos da Commonweath – ou seja, países que ainda possuem certa dependência do Reino Unido. O objetivo é conceder a pessoas de diferentes esferas nomeações, concessões de condecoração e medalhas por serviços prestados.

No caso de M.I.A., o prêmio foi oferecido graças a suas contribuições feitas à música. Tão logo seu nome foi anunciado a cantora correu para o Instagram a fim de agradecer, relembrando o fato de que sua mãe, a imigrante srilankesa Kala Arulragasam, trabalhou na confecção de medalhas assim que emigrou para a Inglaterra.

“Estou honrada por receber este prêmio, porque isto significa muito para minha mãe. Quero honrar isso, ela gastou muitas horas de sua vida trabalhando. Ela é uma das duas mulheres na Inglaterra que costuraram essas medalhas nos últimos 30 anos. Depois de receber asilo, minha mãe e minha prima aceitaram esse trabalho em 1986, porque era o único trabalho manual em que não se falava inglês e que ela conseguira encontrar.
Ela passou sua vida na Inglaterra costurando milhares de medalhas para a rainha. Não importa o que eu sinto ou o que eu penso, minha mãe estava extremamente orgulhosa do trabalho que fazia.
É uma situação muito especial para mim, onde eu posso homenagear seu trabalho, com o salário mínimo mais elegante de todos os tempos”.

Nascida em Londres, M.I.A. viveu os primeiros anos de sua vida com status de refugiada. Naquele momento seus pais Kala e Arular, que anos mais tarde dariam seu nome aos primeiros discos da cantora, fugiam da guerra civil que se abatia sobre seu país de origem, o Sri Lanka.

No ano passado, o documentário “Matangi/MAYA/MIA” foi lançado em meio a críticas positivas, reunindo imagens feitas nos últimos 20 anos de sua carreira.

O último trabalho de M.I.A. na música foi o disco “AIM.”, lançado em 2016. Nas canções que compõem o material, a cantora explora não somente a riqueza de sons do Oriente Médio, mesclando-os ao pop, como também chama a atenção do mundo para a questão dos refugiados.

Ouça:

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Rihanna pode ser headliner do Glastonbury e anunciar temporada de shows em Londres ainda em 2025

GUARDE DINHEIRO! Informações publicadas neste sábado (22) pelo jornal britânico Telegraph dão conta de que…

17 horas atrás
  • música

“O Último Azul”, filme brasileiro, vence o Urso de Prata no Festival de Berlim

Estrelado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, entre outros nomes, o filme "O Último Azul",…

18 horas atrás
  • música

Rihanna volta a falar do R9 e diz que, após anos em estúdio, está “finalmente satisfeita”

PODEMOS CONFIAR? A empresária Rihanna, que também é cantora nas horas vagas, afirmou em entrevista…

19 horas atrás
  • música

Ney Matogrosso celebra 50 anos com exposição poderosa no MIS-SP

RIMAVERA NOS DENTES! Está em São Paulo e quer uma dica do que fazer no…

23 horas atrás
  • papelpop

Luã Yvys vai participar do Galo da Madrugada com a mãe, Elba Ramalho

Se preparando para lançar seu novo álbum autoral, com previsão para o primeiro semestre do…

2 dias atrás
  • música

Selena Gomez e Benny Blanco convocam Gracie Abrams para novo single, “Call Me When You Break Up”

Marmitinha musical! O casal Selena Gomez e Benny Blanco convocou Gracie Abrams para uma nova…

2 dias atrás