música

M.I.A. receberá prêmio da coroa britânica por contribuições à música

Um dos nomes mais influentes do rap internacional, Mathangi Arulpragasam, mais conhecida como M.I.A., foi anunciada na noite deste sábado (8) como uma das homenageadas nas comemorações do Queen’s Birthday Honours.

A honraria, que marca as comemorações de aniversário do monarca responsável pela coroa britânica, é organizada anualmente por reinos da Commonweath – ou seja, países que ainda possuem certa dependência do Reino Unido. O objetivo é conceder a pessoas de diferentes esferas nomeações, concessões de condecoração e medalhas por serviços prestados.

No caso de M.I.A., o prêmio foi oferecido graças a suas contribuições feitas à música. Tão logo seu nome foi anunciado a cantora correu para o Instagram a fim de agradecer, relembrando o fato de que sua mãe, a imigrante srilankesa Kala Arulragasam, trabalhou na confecção de medalhas assim que emigrou para a Inglaterra.

“Estou honrada por receber este prêmio, porque isto significa muito para minha mãe. Quero honrar isso, ela gastou muitas horas de sua vida trabalhando. Ela é uma das duas mulheres na Inglaterra que costuraram essas medalhas nos últimos 30 anos. Depois de receber asilo, minha mãe e minha prima aceitaram esse trabalho em 1986, porque era o único trabalho manual em que não se falava inglês e que ela conseguira encontrar.
Ela passou sua vida na Inglaterra costurando milhares de medalhas para a rainha. Não importa o que eu sinto ou o que eu penso, minha mãe estava extremamente orgulhosa do trabalho que fazia.
É uma situação muito especial para mim, onde eu posso homenagear seu trabalho, com o salário mínimo mais elegante de todos os tempos”.

Nascida em Londres, M.I.A. viveu os primeiros anos de sua vida com status de refugiada. Naquele momento seus pais Kala e Arular, que anos mais tarde dariam seu nome aos primeiros discos da cantora, fugiam da guerra civil que se abatia sobre seu país de origem, o Sri Lanka.

No ano passado, o documentário “Matangi/MAYA/MIA” foi lançado em meio a críticas positivas, reunindo imagens feitas nos últimos 20 anos de sua carreira.

O último trabalho de M.I.A. na música foi o disco “AIM.”, lançado em 2016. Nas canções que compõem o material, a cantora explora não somente a riqueza de sons do Oriente Médio, mesclando-os ao pop, como também chama a atenção do mundo para a questão dos refugiados.

Ouça:

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

10 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

11 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

12 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

13 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

1 dia atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás