Há exatos cinco anos o mundo recebia a notícia de que Gabriel García Márquez havia nos deixado. O autor colombiano, que morreu em decorrência de complicações de um câncer em 2014, aos 87 anos de idade, ainda hoje é considerado um dos maiores gênios do jornalismo latino-americano.
Entretanto, sua fama absoluta e consolidação nos anais da história ficou reservada a sua determinação em cravar, de uma vez por todas, o realismo mágico entre os maiores gêneros da literatura mundial – fato que lhe conferiu o prêmio Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra.
Nesta quarta-feira (17), data em que sua morte faz aniversário, uma amiga muito querida de Gabo resolveu resgatar sua memória. A conterrânea Shakira publicou um vídeo em suas redes sociais em que relembra sua relação de longa data com o escritor.
Ambos nascidos na mesma região da Colômbia (Shakira em Barranquilla e García Márquez em Aracataca), os dois se tornaram grandes amigos no início da carreira da cantora, quando Gabo decidiu escrever um perfil sobre ela, uma artista em ascensão.
“Poucos tiveram a oportunidade de conhecer sua magia e eu posso me considerar uma pessoa afortunada quando aos 21 anos, acho que tinha 21 anos, o conheci em sua casa em Bogotá. Queria escrever sobre mim, e eu não tinha sequer ideia do por que alguém como ele gostaria de falar sobre alguém assim. Nunca me achei tão interessante. A verdade é que quem se sentiu cativada neste encontro fui eu, por seu senso de humor, suas qualidades, sua forma de falar, cheia de costumes e características que só pertenciam a ele”.
Apoiada por ele desde então, a cantora foi convidada pelo próprio autor para compor a trilha sonora da adaptação cinematográfica de “El Amor en los Tiempos del Cólera”, um de seus livros mais famosos. O filme conta com Fernanda Montenegro e Javier Barden no elenco.
“Para mim foi uma honra pedir que compusesse para o filme, escrevi duas de minhas melhores canções até agora, “Hay Amores” e “Despedida”. Como eu poderia negar a honra e o luxo de poder participar de um projeto como o que estive envolvida? Disse uma vez a García Márquez. Eecordar é fácil para aquele que tem boa memória, e esquecer é difícil para os que tem coração. Que saiba que manteremos em nosso coração tudo o que você deixou nele. Seguimos lembrando de ti para te manter vivo”.
Ai, gente, que saudade… Assista ao vídeo:
Ainda em 2019, a Netflix planeja dar início aos trabalhos de produção da série “Cem Anos de Solidão”, inspirada no livro de mesmo nome do autor. Os filhos de Gabo, Rodrigo García e Gonzalo García Barcha, estão envolvidos no projeto.
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…
Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…
Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…
O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…
Leave a Comment