Será que tem como fazer sucesso repetindo fórmula?

Sabe aquela história que é impossível um raio cair duas vezes no mesmo lugar? Então, esqueça isso. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, raios caem sempre nos mesmos lugares, sim – pontos relativamente altos ou que se destacam na paisagem, como prédios e árvores isoladas.

A probabilidade de um raio cair no mesmo lugar é comparada a chance de um grupo/artista novo emplacar mais de um hit nas paradas. Você pode até torcer o nariz, mas uma dupla de funk está desafiando essa prova do raio no cenário musical tupiniquim nesta temporada.

Tudo começou no meio do ano passado, quando MC Zaac e MC Jerry emplacaram o bizarro single ‘Bumbum Granada’. O som vinha numa onda completamente diferente do que estava sendo praticado no funk brasileiro. Ao invés de graves pesados que flertam com trap, os rapazes apostaram numa batida minimalista e uma voz de barítono que causava estranheza.

‘Vai taca, taca, taca, taca’ bateu Justin Bieber com ‘Sorry’ e Rihanna com o estrondoso hit ‘Work’ no Spotify Brasil por uns bons dias. Com a música número do 1 do país no digital, a dupla chegou a fazer OITO shows em apenas um dia. Afinal, tem que aproveitar a maré de sorte, né? Não sabemos o dia de amanhã…

Ainda na temporada, eles tentaram emplacar outras músicas que seguiam a linha de ‘Bumbum Granada’, mas não chegou perto. Uma das apostas deles foi a música ‘Paranauê’, que acumulou ‘apenas’ cinco milhões de visualizações e não ficou entre as músicas mais executadas do Spotify. Com um destino sombrio, a dupla anunciou o término no fim do mesmo ano. Um fogo de palha. Sorte de principiante. E a estigma de um raio não poder cair duas vezes no mesmo lugar seguia intacta.

Após um porre de catuaba com um amigo, Zaac fez uma música simples que narrava o acontecimento com os seus amigos. Levou a letra para o estúdio e gravou, sem compromisso, a faixa ‘Vai Embrazando’. Lançada no começo de março, a cantiga se tornou um hit após aparecer como trilha sonora no Instagram de algumas pessoas como Neymar, Nego do Borel e Anitta. A nova música de Zaac bateu de frente com Ed Sheeran, Luis Fonsi e Justin Bieber nas plataformas de streaming. Até o momento, o clipe está perto da marca dos 150 milhões.

Uma parte da dupla voltou para os holofotes e prosseguia com a sua agenda de shows. Mas e o Jerry? Será que veríamos o MC em algum programa dominical falando sobre dificuldades e os sonhos que tinha sobre o mainstream? Na última sexta, o MC lançou uma faixa chamada ‘Pode se Soltar’ e está subindo na mesma velocidade que o sucesso ‘Bumbum Granada’ – cerca de 1,5 milhão de visualizações por dia.

Funk é pop

De vez em quando eu falo sobre funk por aqui, pois acho que, vivendo no Brasil, este estilo se enquadra como pop. Ele tem a mesma dimensão que sertanejo ou forró, ritmos genuínos que o povo escuta de verdade mesmo. O recebimento não é dos melhores, muita gente critica o estilo e por diversas razões. A maior parte delas é sobre as letras machistas e polêmicas que o funk, na maioria das vezes, aborda. Dentre as músicas que fizeram Zaac e Jerry ‘estourar’, todas têm este viés. Será que eles conseguiriam acertar a mão com músicas sem apelar?

Quando falam que é impossível fazer funk sem esta temática, eu logo lembro quando era guri e tocava muito funk na tv. Na época tinha Cidinho e Doca (Rap da Felicidade), Bob Rum (Rap do Silva) e Claudinho e Buchecha – eles sobressaíram da maioria por conseguir fazer bonito nos bailes, tocar no programa da Xuxa e estar no rádio FM.

Quem sabe se o Zaac e Jerry não beberem um pouco das referências de funkeiros como os citados (funkeiros que cantam sem apologia a violêcia ou machismo) dos anos 90, o raio não possa cair mais uma vez no mesmo lugar?

O jornalista paulistano, produtor musical e marketeiro 
Brunno Constante
analisa, pondera, escreve e traz novidades sobre música no Papelpop todas as terças-feiras.

Fita Cassete é o alterego de Brunno quando ele fala sobre o assunto.

Quer falar com ele? Twitter: @brunno.


* A opinião do colunista Brunno Constante não necessariamente representa a opinião do Papelpop. No entanto, por aqui, todas as opiniões são bem-vindas. :)

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

7 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

7 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

8 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

9 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

23 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás