cinema

Diretor do 3º “X-Men” diz: “Rotten Tomatoes é a destruição da indústria do cinema”

Quem aí conhece o Brett Ratner? Talvez não por nome, mas ele já dirigiu filmes bem conhecidos como a trilogia “A Hora do Rush” e “X-Men: O Confronto Final” – além disso, ele também é responsável por clipes como “Heartbreaker” da Mariah Carey e “Beautiful Stranger” da Madonna!

Produtor de muitos outros filmes e séries (“Prison Break”, “O Regresso”), Ratner estava no festival Sun Valley Film na última semana quando criticou o Rotten Tomatoes. Tão sabendo? É aquele site que compila várias críticas de cinema e televisão e as junta em um só local, atribuindo uma porcentagem a cada filme ou série. Chamado de Tomatômetro, essa porcentagem representa, com base nos textos, a quantidade de críticos que aprovou determinada produção.

Ratner disse que reduzir as críticas a números é extremamente nocivo (via EW). Vem ver o que ele falou:

“A pior coisa que temos na cultura cinematográfica de hoje é o Rotten Tomatoes. Acho que é a destruição da nossa indústria. Tenho muito respeito e admiração pela crítica de cinema. Quando eu estava crescendo, a crítica de cinema era uma arte verdadeira. E havia intelecto nisso. Você lia os comentários de Pauline Kael, ou de outras pessoas, e isso não existe mais. Agora tudo é resumido em um número, composto de positivos contra negativos. E isso é triste, porque a pontuação de ‘Batman vs. Superman’ no Rotten Tomatoes foi tão baixa que acho que atrapalhou um filme muito bem sucedido.”

Ratner, cuja empresa RatPac Entertainment co-financiou “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” – o filme custou US$ 250 milhões, rendeu perto de US$ 900 milhões no mundo inteiro e teve 27% no Rotten -, continuou:

“As pessoas não percebem como um filme desses é feito. É impressionante. Isso é insano, está prejudicando a indústria, está fazendo as pessoas não verem um filme. Na América Central é assim: ‘Ah, tal filme tem uma pontuação baixa no Rotten Tomatoes, então eu não vou assistir porque deve ser bem ruim’. Mas esse número é uma soma e ninguém pode descobrir exatamente o que ela significa, e nem sempre ela é correta. Eu vi alguns filmes ótimos com pontuações pavorosas no Rotten Tomatoes. O que é triste é que a crítica de cinema desapareceu. É realmente triste.”

A Entertainment Weekly quis saber o outro lado da história e conversou com Jeff Voris, um integrante do Rotten Tomatoes. Ele declarou:

“No Rotten Tomatoes concordamos completamente que a crítica de cinema é valiosa e importante, e estamos tornando mais fácil do que nunca para os fãs o acesso, em um só lugar, a centenas de críticas profissionais de um determinado filme ou série. A pontuação do Tomatômetro, ou seja, a porcentagem de críticas positivas publicadas por críticos profissionais, tornou-se uma ferramenta de decisão útil para os fãs, mas acreditamos que significa apenas um ponto de partida para as pessoas começarem a discutir, debater e compartilhar suas próprias opiniões.”

O que vocês acham? Vocês usam esses sistemas de notas, leem críticas?

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

14 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

14 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

15 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

16 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

1 dia atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

1 dia atrás