cinema

Diretor iraniano diz que não irá ao Oscar mesmo se Trump abrir exceção

Diretor de “O Apartamento”, longa iraniano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Asghar Farhadi disse que não comparecerá à cerimônia de premiação nem mesmo de Donald Trump lhe abrir uma exceção. “Decidi que, assim como meus colegas da comunidade cinematográfia iraniana, eu não irei à cerimônia do Oscar”, disse Farhadi em um comunicado publicado neste domingo (29) no New York Times.

“Sei que muitos da Academia e da indústria são contra o fanatismo e o extremismo, que hoje está mais forte do que nunca”, analisou o diretor. “Mas ainda que abram uma exceção para que eu possa viajar, ir aos Estados Unidos sob mil e uma condições não me parece algo aceitável.”

O diretor ressaltou que o que está acontecendo nos Estados Unidos não é um fenômeno novo, muito menos uma exclusividade daquele país.

“No meu país, os ‘linha-duras’ também são assim. Durante anos, vários grupos tentam apresentar as pessoas imagens não-realísticas e temerosas sobre diferentes naçoes e culturas com o objetivos de transformar diferenças em desavenças, desavenças em inimizades e inimizades em medo. Humilhar uma nação sob o pretexto de guardar a segurança de outra não é um fenômeno novo na história e sempre preparou o terreno para criar um futuro de diferenças e inimizades.”

Sobre o pretexto de proteger os americanos do terrorismo, o novo presidente dos Estados Unidos assinou nesta sexta-feira (29) um decreto que restringe a entrada de cidadãos de sete países de maioria islâmica. Vários famosos saíram em defesa dos imigrantes, se posicionando contra o decreto.

Por conta da canetada de Trump, nenhum envolvido na produção de “O Apartamento” poderia comparecerer à cerimônia do Oscar, já que o filme é iraniano. Protagonista do longa, a atriz Taraneh Alidoosti anunciou antes mesmo de Trump assinar o tal decreto que, em protesto, ela não iria ao Oscar.

Em um comunicado divulgado neste domingo, a Academia afirmou que “celebra realizações na arte do cinema, o que transcende fronteiras e fala com pessoas do mundo todo, independente de nacionalidade, etinia ou diferenças religiosas”. “Como apoiadores do cinema e dos direitos humanos para todos, no mundo todo, achamos extremamente preocupante que Asghar e sua equipe sejam barrados de entrar no país por causa de sua religião ou país de origem”, disse o texto.

Será que a galera da Academia vai preparar algo especial na noite da cerimônia para demonstrar sua insatisfação com essa situação? Estamos aguardando…

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • famosos

Jonathan Majors: ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra ator de “Lovecraft Country”

O ator Jonathan Majors, famoso por sua atuação na série "Lovecraft Country", teve as acusações…

4 horas atrás
  • música

Rosé entrega balada romântica produzida por Bruno Mars; ouça “Number One Girl”

A cantora Rosé entregou mais uma prévia de seu primeiro álbum solo. Com produção do…

4 horas atrás
  • música

ANAVITÓRIA anuncia disco inédito para dezembro, após mais de três anos

O ano está chegando ao fim, mas a música não para… O duo ANAVITÓRIA, formado…

5 horas atrás
  • cinema

“Ad Vitam”: filme policial francês ganha trailer cheio de reviravoltas e sede de vingança

A Netflix liberou, nesta sexta-feira (22), o trailer oficial do filme "Ad Vitam". Com direção…

5 horas atrás
  • música

“Wicked: Parte 1”: Ariana Grande e Cynthia Erivo emocionam com a trilha sonora do filme

A primeira parte de "Wicked", finalmente, chegou às salas de cinema do mundo. Hoje, dia…

6 horas atrás
  • series

“Emily em Paris”: quinta temporada terá gravações na França e retorno de Gabriel, diz revista

Emily não deve se despedir de Paris e Gabriel tão facilmente. De acordo com a…

21 horas atrás