Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

“Deu Onda” bombou porque tiraram o palavrão da música?
Se você passou o Reveillon em qualquer canto do Brasil, foi praticamente impossível passar ileso de alguma festa sem ouvir o novo hit ‘Deu Onda’, do MC G15.
Este funk com uma batida simples assumiu a liderança dos principais serviços de streaming como Deezer, Apple Music, Spotify e, de lambuja, bateu o primeiro lugar em vendas no iTunes, desbancando alguns nomes como Drake, Weeknd e Marília Mendonça. Da onde saiu este cara? Por que está fazendo tanto sucesso?
Por mais que a música não esteja na programação do Multishow ou MTV, o videoclipe foi lançado no canal Kondzilla e tem mais de 30 milhões de views até o momento. Uma média bem interessante. Afinal, o clipe foi lançado no dia 21 de dezembro do ano passado. Não é apenas em festas e no YouTube que estamos sendo impactados por esta música. As piadas pelo WhatsApp com os versos proliferaram durante a virada do ano novo. Sem contar os memes de Chaves, Brad Pitt, Gretchen ou Inês Brasil dançando ‘Deu Onda’.
Antes de qualquer chute, o grande feito do MC G15 foi ter lançado uma ‘clean version’, uma edição sem putaria para trabalhar melhor nas lojas e alavancar a sua música no YouTube. O lançamento original de ‘Deu Onda’ tinha no refrão ‘Meu Pau te Ama’, mas foi alterado para ‘O Pai Te Ama’ e ‘Que Vontade de Fuder’ foi substituído por ‘Que Vontade de Ter’. Com uma música, digamos, mais politicamente correta, a música ganhou um empurrão por ser cantada por alguns nomes bem populares como Wesley Safadão, Anitta, Neymar e Kefera.
Sendo assim, toda e qualquer música com a retirada de alguns palavrões poderia ter mais chances de bombar? Se formos olhar para a virada do último ano e o carnaval de 2016, não. Uma das músicas que mais bombaram naquela época foi ‘Baile de Favela’, onde tem partes explícitas como ‘E os menor preparado pra foder com a xota dela (vai)’.. Mesmo assim, o MC João conseguiu emplacar a música e tocou a valer na última temporada.

Pesquisando os últimos charts, encontrei algumas dirty versions que conseguiram destaque na Billboard, parada mais respeitada do mundo da música. Podemos citar Bitch, Don’t Kill My Vibe (Biscate, não corte a minha onda, tradução livre), do Kendrick Lamar e, um pouco mais recente, The Weeknd com Starboy – que tem o refrão bem direto: eu sou um pegador filho da puta. Por estas bandas e, deixando o funk de lado, a Pitty lançou uma música chamada ‘Me Adora’, em 2014, e não precisou de uma versão editada para trabalhar em rádios ou em canais de música. O refrão tinha a palavra ‘Foda’ e foi apenas editado quando ela participou do Esquenta, programa da Regina Casé. No lugar de Foda, a Globo substituiu por um sonoro Piii. Era um programa dominical e muitas famílias assistiam…

Eu acho que fica mais fácil de o artista trabalhar alguma música sem palavrão, pois qualquer programa de auditório que são ferramentas ainda surtem efeito para a venda de shows e tem algum impacto na venda e audição das músicas.Aqui no Brasil não pega muito, mas nos Estados Unidos o bicho pega com a classificação das músicas. Se tiver alguma palavra mais pesada, a composição ganha um selo chamado Parental Advisory, indicando que o conteúdo tem termos de baixo calão para menores de 18 anos.
Se a moda pegasse por aqui, uma boa parte dos funks seriam editados e até umas músicas de axé como o É o Tchan. O MC G15 se antecipou com uma versão editada e caiu ‘nas graças’ do público durante a virada. Uma mistura de um bom timing e sorte. O que você achou do estouro de Deu Onda?


Fita Cassete é o alterego de Brunno quando ele fala sobre o assunto.
Quer falar com ele? Twitter: @brunno.
* A opinião do colunista Brunno Constante não necessariamente representa a opinião do Papelpop. No entanto, por aqui, todas as opiniões são bem-vindas. :)